Foi lançado oficialmente no Santuário Nacional de Aparecida-SP; nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro no encontro da XII Romaria Nacional do Terço dos Homens este novo compromisso de evangelização..

Está sendo preparado com muito carinho e alegria este reencontro de feras em oração na Àfrica.

A proposta que foi lançada em 2018 no ano do laicato, foi fundamental para a expansão e anuncio desta grande maravilha, aonde alguns dos nossos irmãos de diversas partes do Brasil, sendo eles missionários e membros do TERÇO DOS HOMENS, foram para Moçambique-MZ.

Numa reunião no santuário nacional de Aparecida, no último dia 15 de Fevereiro de 2020; justamente no periodo do encontro da XII Romaria Nacional, o reitor e Missionário Redentorista padre Carlos Eduardo Catalfo acolheu alguns membros missionários da MISSÃO ÁFRICA, que apresentaram para ele a proposta e projeto desta nova expedição missionária que acontecerá em Outubro de 2020.

Assim como o papa Francisco nos pediu insistentemente e no orientou para que fossemos uma “igreja em saída”. Vimos que os missionários do TERÇO DOS HOMENS” entenderam e atenderam ao chamado. - disse o reitor - "muito feliz e encantado com este projeto dos leigos".

Espelhamos no carisma e envolvimento de Dom Gil Antonio Moreira; nosso bispo referência à frente do movimento do “TERÇO DOS HOMENS” do Brasil, e que o faz um verdadeiro discípulo missionário de Cristo Jesus, nos fazendo recordar o que falou o PAPA FRANCISCO: “O PASTOR TEM QUE TER O CHEIRO DE SUAS OVELHAS”.

A arquidiocese de Maputo nos acolheu muito bem na pessoa de Dom Franciso Chimoio; arcebispo titular desta arquidiocese de Moçambique.

Logo no encontro, o mesmo nos recebeu com muita alegria, colocando-se a disposição para colaborar com o trabalho e nos apresentou uma proposta que nos deixou bastante otimistas e repletos de boas expectativas. DOM FRANCISCO CHIMOIO, que já tinha na agenda uma reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral – CPA; para o dia seguinte á nossa recepção, com pauta voltada aos interesses da missão e o fortalecimento do anúncio de novos animadores nas pastorais com a participação dos leigos, nos apresentou aos membros como um exemplo a ser seguido.

Convidou-nos a participar desta CPA que aconteceu as 09h00min horas do dia seguinte na Cúria Metropolitana de Maputo.

E desta forma poderíamos apresentar aos sacerdotes e aos religiosos presentes o formato do “TERÇO DOS HOMENS” do Brasil, com a metodologia, particularidades e mistérios que envolvem este Movimento Missionário Mariano; e levar um pouco desta Santa devoção do Rosário em nome da nossa igreja Católica.

DOM FRANCISCO CHIMOIO; nos garantiu que os homens iriam acolher com muito fervor ao chamado, e que realmente era o que precisava trazer mais homens ao seio da igreja. E bem sabemos que foi exatamente isso, constantemente temos a confirmação de que muitos grupos ativos do Terço dos Homens vão surgindo e manifestado esta Santa Devoção.

Basta conferir nos meios de comunicação, que muitas dioceses de diversas províncias de Moçambique estão adotando a prática e procurando saber mais coisas referentes à formação e conduta a seguir.

Ao sairmos de Moçambique ao termino desta nossa expedição missionária, que duraram (15) quinze dias intensos de missão, tivemos a certeza e o desejo de retornar para acompanhar de perto o progresso e expansão desta obra. Voltamos ao Brasil, conscientes de que em breve retornaríamos, para alimentar esta árvore plantada e conferir os frutos gerados.

No ano que sucedeu a nossa expedição 2019; acompanhamos a distância e demos muitos suportes e orientações aos grupos e coordenadores que assumiram este papel da MISSÃO ÁFRICA.

Estamos satisfeitos e temos nos surpreendido muito com o avanço e dedicação que todos os envolvidos têm demonstrado ao longo deste período. E desta forma confirmamos aqui o nosso compromisso da realização do “1º ENCONTRO INTERNACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS”; em Moçambique - MZ. Esperamos um número significativo de membros do Terço dos Homens neste primeiro encontro Internacional do T.H, entre os homens moçambicanos destes novos grupos, juntamente com a representação dos primeiros missionários que irão levar mais missionários brasileiros do Terço dos Homens, com a proposta inicial de seguir os passos da MISSÃO ÁFRICA 2018.

Iremos rever a imagem fac-simile de Nossa Senhora que levamos do Brasil, a qual, pela intermediação e apelo de DOM GIL ANTONIO MOREIRA, recebemos do Santuário Nacional de Aparecida das mãos de DOM ORLANDO BRANDES, o bispo de Aparecida. Esta imagem nos acompanhou em todos os momentos de nossa missão na África e depois, numa missa solene, a entregamos ao povo africano nas mãos de DOM FRANCISCO CHIMOIO, que a acolheu com muito amor e carinho, fazendo a entronização da imagem na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição.

Vamos também visitar todos os lugares e pessoas que nos receberam e juntos realizarmos um grande encontro com diversas atividades religiosas e apreciarmos novamente a alegria, iguarias e encantos do povo Moçambicano. Queremos muito em nome de Cristo Jesus realizar esta grande maravilha com o: TERÇO NAS MÃOS, FÉ NO CORAÇÃO E MUITA ORAÇÃO!!!

                    Missionários T.H

ACOMPANHE ABAIXO AS FOTOS.

MOMENTO DA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO MISSIONÁRIA APRESENTANDO O PROJETO AO REITOR DO SANTUÁRIO. 

Galeria de fotos: MISSÃO ÁFRICA 2020

Se você sentiu em seu coração o desejo de participar desta expedição missionária, entre em contato conosco que em breve responderemos.

Missão África 2020 - Reencontro de Feras - 2020 - Moçambique